sábado, 8 de outubro de 2011

Snow Patrol





Snow Patrol é uma banda de rock alternativo, com membros da Irlanda do Norte e Escócia. Formada na Universidade de Dundee, em Dundee, Escócia, em 1994, a banda agora divide sua base entre Glasgow e Belfast. As 3 primeiras gravações da banda, o EP “Starfighter Pilot” e os álbuns de estúdio “Songs for Polarbears”“When it’s all Over we Still Have to Clear up” não tiveram muito sucesso comercial e foram lançados pelos selos independentes Electric Honey e Jeepster, respectivamente. Quando a banda foi para uma gravadora grande, a Polydor Records, lançaram o álbum de 2003 “Final Straw”, que superaram 4 discos de platina em vendas no Reino Unido. Essa foi a primeira vez que a banda teve uma significativa venda comercial, o que seguiu com o sucesso internacional em 2006, quando “Eyes Open” vendeu 4.7 milhões de cópias no mundo inteiro. As músicas“Run”“Chasing Cars” e “Signal Fire” estão entre os maiores hits da banda. Snow Patrol já foi indicado a 3 prêmios BRIT e ganharam 5 prêmios Meteor Ireland Music. Em 2008, lançaram seu 5º álbum, “A Hundred Million Suns”. A banda já vendeu mais de 7 milhões de álbuns no mundo todo.
Início da carreira
Formada no final de 1994 como Shrug pelos alunos da Universidade de Dundee Gary Lightbody, Michael Morrison e Mark McClelland, a banda começou a se apresentar em shows na própria universidade e em pubs nos arredores, como o Lucifer’s Mill. Seu primeiro EP, chamado “Yoghurt vs Yoghurt debate” foi um sucesso.
Em 1995, mudaram o nome para Polar Bear (ou Polarbear) para evitar problemas legais com uma banda americana também chamada Shrug. Logo após, o baterista Mike Morrison saiu da banda para voltar para a Irlanda no Norte após sofrer um colapso nervoso. Em meados de 1997, Polarbear lançou um EP com três faixas,“Starfighter Pilot”, sob o selo Electric Honey. Novamente a banda trocou de nome, dessa vez para Snow Patrol, devido a outro conflito com uma banda de mesmo nome, liderada pelo ex-baixitas do Jane’s Addiction, Eric Avery. A essa altura, Richard Colburn, baterista do Belle & Sebastian, havia assumido o posto por algum tempo, e logo após Jonny Quinn entrou como baixista permanente, se mudando de Belfast para Glasgow a pedido de Lightbody.
A banda lançou seu segundo EP “Little Hide” pela Jeepster Records enquanto ainda moravam em Dundee (a capa do EP era uma foto borrada de um torcida de futebol assistindo o jogo Escócia x Estônia no Celtic Park, tirada por Gary Lightbody, e no vídeo apareciam vários de seus amigos). O single lançado logo a seguir, “One Hundred Things You Should Have Done in Bed”, teve relativo sucesso nas paradas indies.
 Esses dois singles foram bastante promovidos pela Jeepster – com vídeos incluídos nos CDs singles, e Snow Patrol teve suas primeiras aparições na TV. Sua primeira entrevista pra MTV foi em 1998, e tiveram ainda uma breve aparição num documentário do Channel 4 sobre a Jeepster Records (basicamente concentrado em Belle & Sebastian) no mesmo ano. Seguiram-se dois álbuns pela Jeepster: “Songs for Polarbears” em 1998 (que incluía uma versão ligeiramente remixada do seu single de estréia, “Starfighter Pilot”) e “When it’s all Over we Still Have to Clear up” em 2001 (ambos gravados enquanto a banda ainda vivia em Glasgow). Também em 2001, Gary reuniu um grupo de músicos escoceses, como Mogwai e Belle & Sebastian, para formar um “super grupo”, The Reindeer Section, que lançou dois álbuns. Gary ainda fez uma parceria com Cut La Roc, cantando no single “Fallen”.
Após o sucesso de crítica, porém, fracasso comercial dos dois álbuns lançados pela Jeepster, a banda ficou extremamente desiludida com o relacionamento com a gravadora. Eles sentiam que Belle & Sebastian eram o foco das atenções do selo, e que faziam pouco esforço para promover o Snow Patrol. Como eles não ganhavam muito dinheiro, os membros ficaram sob alta pressão financeira, chegando ao ponto de Lightbody ter que vender sua coleção de CDs para pagar o aluguel.
Músicos como Bono, do U2, Michael Stipe, do R.E.M., Nikki Sixx e Tommy Lee do Mötley Crüe já declararam em entrevistas suas admiração pelo Snow Patrol.
Saída de McClelland e turnê com U2
Em 16 de março de 2005, Mark McClelland saiu da banda, com Lightbody dizendo que “pressões novas e inesperadas, infelizmente, causaram um desgaste nas relações da banda, e sentimos que a banda não poderia seguir em frente com Mark como seu membro”. No fim de março, o ex-baixista do Terra Diablo Paul Wilson foi anunciado oficialmente como substituto de McClelland, e o Snow Patrol declarou, ainda, o tecladista Tom Simpson, que há anos viajava com eles em turnê, como membro oficial da banda.
Em meados de 2005, durante a turnê de Final Straw, a banda também fez show com U2, como abertura da turnê Vertigo na Europa. Depois, eles voltaram para os EUA para terminar a turnê Final Straw. Nesse verão, Snow Patrol ainda tocou em Londres um pequeno set no concerto beneficente Live 8. Após encerrar as atividades abrindo shows e a longa turnê de 2 anos de Final Straw no fim de julho, a banda teve algumas semanas de descanso e começou a compor e gravar músicas para o novo álum. A versão do Snow Patrol para a música de John Lennon “Isolation” foi lançada em 10 de dezembro de 2005, como parte da campanha de Anistia Internacional, “Make Some Noise”. A música também entrou no álbum em tributo a John Lennon, “Instant Karma: The Amnesty International Campaign to Save Darfur”, de 2007.
Em 30 de julho de 2006, Snow Patrol apareceu no último episódio do famoso e antigo programa musical da BBC Top of the Pops, tocando “Chasing Cars”. Eles foram a última banda a aparecer na história do programa. O Snow Patrol gravou ainda uma sessão ao vivo no estúdio Abbey Road, para o programa Live from Abbey Road, em 4 de outubro de 2006. A performance apareceu num episódio dividido com Madeleine Peyroux e Red Hot Chili Peppers.
A banda foi forçada a adiar grande parte da turnê americana de Eyes Open depois que Lightbody descobriu que tinha pólipos nas cordas vocais, e não teve melhoras depois de adiar 3 datas da turnê. Os shows foram remarcados para agosto e setembro. O ano continuaria a ser difícil para a banda em sua fase americana da turnê, quando foram forçados a cancelar dois shows em festivais na Costa Oeste devido a ameaças de ataques terroristas a vôos entre Reino Unido e EUA. Dois membros da banda conseguiram chegar aos EUA, enquanto os outros dois ficaram retidos em Londres. Eventualmente, todos chegaram aos EUA alguns dias depois para retomar a turnê em Boston, mas perderam a bagagem e tiveram que comprar tudo novo na cidade. Seus instrumentos só chegaram horas antes do show, a tempo para a passagem de som. Ainda nessa turnê, a banda se viu obrigada a cancelar shows na Alemanha e na França devido a um machucado no braço e ombro esquerdos de Paul Wilson. Jonny Quinn também foi uma das “vítimas” da turnê: ele quebrou o braço num acidente fazendo snowboarding e teve que ficar 3 meses afastado. Graham Hopkin, amigo de longa data e ex-baterista do Ex-Therapy?, assumiu seu lugar em shows na Austrália, Nova Zelândia, Europa e EUA.
Em 26 de novembro de 2006, “Eyes Open” se tornou o álbum mais vendido do ano no Reino Unido, superando “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not” do Arctic Monkeys. Apesar das excelentes vendas do álbum de retorno do Take That “Beautiful World”“Eyes Open” ainda se manteve na dianteira e fechou o ano como o álbum mais vendido, com 1.6 milhão de cópias. O álbum levou ainda platina nos EUA, com mais de 1 milhão de cópias vendidas, e se manteve entre os 50 da lista de 200 mais vendidos da Billboard por mais de 15 semanas, indo na popularidade de “Chasing Cars”. A banda ainda teve um dos álbuns e uma das músicas mais baixadas no iTunes em 2006. “Eyes Open” ainda chegou ao topo dos mais vendidos na Austrália, além de ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos na Irlanda, ficando no topo das paradas do fim de 2006 a meados de 2007, e figurando na lista de mais vendidos a
té hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário